A ALEGRIA DE DISCIPULAR
Para algumas pessoas, um grande privilégio, como de fato é. Porém, para outros, parece ser algo que vai além de suas reais capacidades, tornando-se um grande fardo. O bom é que todos pudessem sentir a enorme alegria de discipular.
Temos que também entender que como o Apostolo Paulo já afirmou que : “Gálatas 5, 22-23, fala nos "frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si". Assim entendemos que nem todos estão aptos para discipular quem quer que seja, o que na realidade não quer dizer que essa pessoa não seja um bom crente em Nosso Senhor Jesus Cristo e para corroborar com o que estamos afirmando veremos ainda que: Existe a enumeração dos dons que é proferida, na Primeira Epístola aos Coríntios, no capítulo 12, sendo eles: Palavra da sabedoria; Palavra do conhecimento; Fé; Dons de curar; Operação de maravilhas; Profecia; Discernimento de espíritos; Variedade de línguas; Interpretação de línguas; Mansidão e Dominio proprio.
O Apostolo Paulo tinha como seu aliado um bom conhecimento das Lei e o mesmo era poliglota, o que na realidade o favoreceu como Apostolo dos Gentios. Assim temos que compreender as dificuldades de cada um e respeitar os seus limites.
Está escrito em Provérbios 11.30 – O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio e temos ainda as palavras do Profeta Daniel 12.3 que diz: Os que forem sábios, pois, resplandecerão, como o fulgar do firmamento; e os que muito conduzirem à justiça, como estrelas sempre e eternamente.
Vemos então assim a importância em passar para aqueles que não conhecem o evangelho serem a eles mostrados a importância do discipulador em GANHAR almas para o Reino de Deus.
Ai, vem uma pergunta: o que faço agora com essa alma que ganhei?
Chegou o momento mais importante CONSOLIDAR essa vitoria e como faremos isso? Devemos indicar para essa alma que nós conquistamos para Jesus o caminho de uma Igreja e de preferencia a nossa igreja, pois como já afirmamos em outras situações o pastor não produz ovelha e sim ovelha, mas com certeza uma ovelha somente seguirá um pastor que realmente possa lhe proteger e assim concluimos que uma ovelha somente ficará em um aprisco seguro. Essa nova ovelha sentindo-se em um aprisco seguro ela participará efetivamente das atividades da IGREJA da qual participa você que a ganhou, então, começa o processo para que essa ovelha possa professar publicamente essa nova Fé que ela aderiu e assim ela será encaminhada para a equipe que tratará de seu bastismo, onde ela declarará publicamente que se arrependeu de seus pecados e onde ela poderá receber os dons do Espirito Santo, como está escrito em Atos 2. 38,41 e assim afirmando o que está escrito em Efesios 4.16 que: “ de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxilio de toda a junta segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu proprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” Vemos ai que toda a Igreja deverá estar envolvida para que esse irmão que o discipulador ganhou, foi consolidado e que este irmão agora começa uma nova fase em sua vida dentro da Igreja ele será discipulado, aprenderá os conhecimentos necessário para ser um crente que terá conhecimento de como funciona a Igreja, as bases da Igreja, terá conhecimento da Confissão de Fé dos Batistas, conhecerá como a Igreja da qual ele pertence foi fundada, e inumeras outras coisas que o colocará a par e que cabe a todos os membros conhecer, e o mesmo será encaminhado para uma das classe da EBD que é na realidade uma grande escola e que se o irmão a levar a sério verá que é um grande seminário “ fazei discipulos... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” Mateus 28 19.20 e quem sabe um dia poderá participar ativamente dentro da igreja e quando isso acontecer chegará o outro momento importante que é ENVIAR.
“ Então designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar...” (Marcos 3.14)
“ Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16.15)
“ E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade, e feito muitos discípulos, voltaram.” ( Atos 14.21)
Existe a grande necessidade de levar, pelo Espírito Santo, cada novo contato através da porta do Reino e de uma experiência sobre natural, de que agora somos parte de um Reino e que nosso Pai é Rei e Senhor e por isso somos príncipes e co-herdeiro de Cristo deste Reino maravilhoso e que estamos consolidados no corpo de Cristo com juntas fortes e em um discipulado vigoroso, que pode pois, vir a tempestade, não sucumbiremos, pode vir as investidas do maligno que não nos afetará e que daremos bons frutos, pois, fazemos parte de uma árvore frondosa que se chama Jesus, podemos sim enviar esse novo irmão que nessa fase não será mais novo e que terá bases bem sólidas para fazer com outros o que um dia fizeram com ele.
Temos que compreender que o fato de discipular uma pessoa teremos de mostrar para essa pessoa o grande feito que Jesus, fez em nossa vida e que é essa transformação que nos dará base para sermos considerados discípulos de Jesus e como tal temos aval do Mestre, temos que refletir Jesus em nossos atos, temos que ser simples como a pomba, mas temos que ser astuto como a águia, e temos que mostrar para todas as pessoas que nos cercam que Jesus fez e faz a diferença em nossas vidas.
Quando estivermos nessa fase de nossa vida ai, sim poderemos ser enviados para fazer novas ovelhas para o aprisco de Jesus.
Não se esqueça que você representa Jesus e que as suas atitudes tem que ser sérias, honestas, livres de mal querença, livres de rancores, livres de ódios, livres de todo sentimento menos digno.
O relacionamento que existe entre discipulador e discípulo é o mesmo entre mestre e aprendiz e o discipulador tem que passar para o seu pupilo o mesmo relacionamento que existia entre Jesus e seus discípulos que era o de mutua confiança e credibilidade.
Segundo as palavras de Keith Philips – “ A ordem de Jesus que transforma vidas – “Segue-me” – engloba tudo hoje assim como englobava tudo naquele tempo. Não pode ser tratada com leviandade. O destino eterno das pessoas depende da sua resposta ao chamado de Cristo que ainda ecoa pelos séculos: Segue-me.”
Discipular é transformar vidas, às vezes vidas que caminhavam em caminhos tortuosos, em caminhos retos.
Ser cristão não é só um estilo de vida, como ser roqueiro, punk ou metaleiro, ser cristão é um estilo de vida novo e saudável que apraz, traz conforto para a alma e da à certeza de uma salvação para viver como súdito real do Reino de Deus, portanto, um discípulo de Jesus é alguém totalmente comprometido com o Senhor e Salvador Jesus Cristo e obviamente com todos os seus irmãos.
Um discípulo é uma pessoa comprometida com o que Cristo fez e com o que Ele manda fazer.
Apenas para informação a palavra discípulo aparece no Novo Testamento nada menos do que 250 vezes.
Saiba que uma pessoa Convertida é uma pessoa que mudou de direção e que deu uma guinada de 180º em sua vida e que uma pessoa Salva é aquela que foi liberta das artimanhas de satanás e que é o pai da mentira não tem mais nada para lhe acusar e que a cédula que ele possuía foi devidamente rasgada; e Crente é todo aquele que crê como descreve Atos 16.1; 5.14 – Cristão é todo aquele que crê no Senhor Jesus Cristo e O segue como vemos em Atos 11.26; 26.28; 1 Pedro 4.16 e Evangélico é todo aquele que estuda os evangelhos de Jesus e as Sagradas Escrituras.
Saiba que você é um discípulo de Jesus, pois você O reconhece como salvador e que sem Ele você não virá ao Pai.
Discipular é um ministério e dos mais importantes dentro da igreja, todos os ministérios são importantes, mas esse talvez seja um dos mais importantes, pois é a certeza da continuidade da igreja de Jesus que está em suas mãos. Não creia que ministério é tão somente do Pastor, é uma relação que edifica, que eleva e que você torna alguém mais maduro e responsável é um elo que se cria e que talvez nunca mais se desate é uma verdadeira rede de comunicação, pois haverá sempre contato entre o discipulador e o discípulo e por conseqüência entre os novos que surgiram.
O discipulador é um imitador do Cristo e por conseqüência natural o discípulo é um imitador do discipulador, veja assim o tamanho da importância que é discipular.
Segundo o Apostolo João: “ Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.” ( 3 João 4)
E assim deverá andar o discipulado, dentro da verdade.
Quão maravilhoso é poder viver uma vida com Cristo.
Existe arte em cantar um hino para Jesus
Existe arte em pregar a palavra de Deus
Existe arte em representar uma peça teatral para Deus
Existe arte evangelizar
Existe arte em visitar doentes e encarcerados
Existe arte em cuidar de idosos e crianças
Mas...
Ganhe uma vida.
Consolide uma vida
Discipule uma vida
Envie uma vida
Faça isso e serás considerado um SÁBIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário