domingo, 7 de março de 2021

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08 DE MARÇO

 

Bem que poderia ser o dia de darmos honra a quem merece honra, poderíamos estar falando da mãe de Jesus, que dentre todas as mulheres da bíblia é a única a ser denominada “bem aventurada” (Lucas 1:48) E Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. É também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus.

Mas infelizmente ainda há pessoas que querem dizer que essa mulher virtuosa é uma “qualquer”, não é e nem nunca será, pois ela teve a graça de receber em seu ventre um Deus, um Rei, um Profeta, e como designa o Profeta Isaias, Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

E você ainda vem querer falar que ela era uma qualquer!!!!

Assim podemos resumir as seguintes características de Maria no evangelho de Lucas: a seguidora de Jesus, a peregrina na fé, o sinal da opção de Deus pelos pobres e a mulher contemplada pelo Espírito Santo.

O evangelista é o único que descreve Maria como seguidora de Jesus: Maria contempla as qualidades básicas do discípulo fiel. Ela acolhe a palavra de Deus com fé (este feito é quando acontece a presença do Anjo enviado pelo Altíssimo: Lc 1,28-38), esta a palavra no coração dela  medita, confrontando-a com os fatos (Lc 2,19 Lc 2,51) e frutifica esta palavra viva; sendo uma pessoa de intensa fé (“feliz de você que acreditou”: Lc 1,40) e a mãe do messias (“bendito é o fruto do teu ventre” em Lc 1,42). Somente Lucas relata a cena da mulher na multidão que grita: “Feliz o ventre que te gerou e o seio que te amamentou”, em claro elogio à maternidade humana e biológica. Mas Jesus lhe responde: “Antes, felizes os que ouvem a palavra de Deus e a realizam” (Lc 11,27). Estas palavras de Jesus revela a importância real dela. A maternidade é consequência da expressão de sua fé e no firme propósito de deixar o Senhor realizar nela os seus planos, que já vinham antes da fundação do mundo. Há portanto uma prioridade que vai além da fé.

Mulher com uma  fé inabalável: Mais uma vez Lucas se sobressai sobre os outros evangelistas e  relata que Maria está presente na crucificação assistindo aquele ato horrível e nesse momento Maria percebe o que lhe falara Simeão: “Quanto a ti, uma espada transpassará tua alma” (Lc 2,25). Expressão bem definida em Hb 4,12s: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. Julga as disposições e as intenções do coração. 

Se o nosso Deus julga as intenções do coração, cuide-se para que o Senhor não te julgue pelas intenções de seu coração quando Ele for ver o que você está falando de Maria aquela MULHER que naquele dia Ele escolheu para ser representante de todas as mulheres no dia 08 de março, se ela não é bem que poderia ser e eu creio que todas as mulheres se sentiriam honradas se todos pensassem em Maria nesse dia 08 de março, não para venerá-la, não por achar que ela pode interceder por nós, não que ela tenha subido aos céus, mas pelo motivo maior ter recebido em seu ventre o nosso Deus, o Senhor Jesus.

Parabéns a todas as mulheres pelo dia 08 de março.

 

 

domingo, 28 de fevereiro de 2021

 

A igreja é o corpo de Cristo - o que isso significa?

 

Na Bíblia, a igreja é chamada de o corpo de Cristo para explicar nossa união com Cristo e uns com os outros. Assim como todas as partes do corpo estão ligados e trabalham juntas, os cristãos devem trabalhar unidos para a obra de Deus. Assim como a cabeça comanda o resto do corpo, Jesus comanda a igreja.

Jesus teve um corpo físico que sacrificou por nós na cruz, mas não é disso que a Bíblia fala quando diz que a igreja é o corpo de Cristo. Ser “corpo” de Cristo é uma metáfora sobre nossa associação com Jesus e com nossos irmãos cristãos. A igreja só responde a Jesus na Terra e deve cumprir seus ensinos e as suas ordens, assim agindo no tocante ao corpo cumprir as ordens do cérebro/cabeça.

Jesus disse que seus discípulos seriam reconhecidos por muito se amarem, se não nos amarmos então como e quando seriamos unidos, pois quando unidos somos iguais ao cordão de três dobras.

Ser cristão significa viver em união com Jesus e com o resto da igreja (1 Coríntios 12:12-13). Precisamos estar unidos a Jesus, porque ele nos dá a vida e a salvação. Sem Jesus, não podemos fazer nada. Mas também precisamos ter comunhão uns com os outros. Sozinhos não conseguimos crescer nem viver uma vida cristã saudável. Precisamos da igreja como as pernas precisam do resto do corpo e assim sucessivamente.

O que significa ser membro do corpo de Cristo?

Cada pessoa salva é um membro do corpo de Cristo, unido a Jesus e ao resto do corpo da igreja. Assim como cada parte do corpo tem uma função importante, cada cristão tem uma parte na obra da igreja, uma boa leitura para entendermos isso é o livro O Monge e o Executivo (James C. Hunter) e entendermos que: Trabalhar na portaria, é um ministério tão importante quanto o do pastor e assim podemos entender todas as funções dentro da igreja, pois Jesus novamente nos ensina que: Quem quiser ser o maior tem que ser primeiro o menor. (Romanos 12:4-5). Todos recebemos dons e talentos de Deus que servem para ajudar o resto da igreja. Por exemplo, algumas pessoas têm o dom de ensinar a palavra de Deus, enquanto que outras têm o dom de encorajar ou ajudar outros.

função é importante e necessária para Todos os membros do corpo de Cristo são importantes. Muitas vezes valorizamos mais as posições de liderança mas cada o bom funcionamento da igreja. A Bíblia explica assim: “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?” (1 Coríntios 12:17)

Não devemos desprezar outros cristãos, porque cada um é parte do corpo de Cristo e reflete um pouco da glória de Deus. Precisamos uns dos outros (1 Coríntios 12:21-23). Viver para Cristo e espalhar o evangelho pelo mundo é um trabalho de equipe.

Cristo, a cabeça do corpo

Jesus é o líder supremo da igreja. Ele é nosso salvador e nosso rei, que tem toda autoridade. A cabeça domina o resto do corpo e decide o que vai fazer. Da mesma forma, nossas vidas devem ser guiadas por Jesus. A igreja como um todo, e cada pessoa individualmente, é liderada por Jesus (Efésios 4:15-16).

Todos precisamos de Jesus. Ele é o elo entre todos os cristãos, não importa quão diferentes sejam. Somos todos parte do mesmo corpo porque todos estamos unidos a Jesus e o obedecemos. Ele é a fonte de nossa vida e de nossa missão.

Como corpo de Cristo, devemos obedecer a Jesus e buscar mais união uns com os outros.